No processo de construção da aprendizagem
as atividades práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos
científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar
objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas, e
principalmente dar significado a aprendizagem. Além disso, as aulas práticas servem de
estratégia e podem auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado,
construindo com seus alunos uma nova visão sobre um mesmo tema, ou simplesmente
se tornar a sensibilização, ou seja, a situação de aprendizagem inicial.
Para isso, os professores de ciências devem
acreditar que a melhoria do ensino passa também pela introdução de aulas
práticas, e assim brigar pela possibilidade desse espaço dentro da escola, a
criação de um laboratório, ou conservação desse espaço se já o existir, e se
não for possível, realizar experimentos que estejam ao seu alcance.
As aulas
práticas são importantes como um contraponto das aulas teóricas, e a vivência
de certa experiência facilita a fixação do conteúdo a ela relacionado, além de
estimular a criatividade dos alunos.
As atividades práticas, sejam,
experimentos, investigação em campo, passeio cultural, científico ou não, permitem ainda o fortalecimento das
relações de colaboração e integração entre alunos e professores.
Por mais simples que pareçam, essas aulas
são muito significativas e fazem uma diferença importantíssima.
Obrigado amigo professor Rubens, que se tornou um grande parceiro na realização de várias atividades práticas, fica aqui meu reconhecimento e desejo de sucesso em sua carreira profissional.
Profº Vicente Lázaro
Melhor professor! Super interessante o blog :)
ResponderExcluirMais uma vez quero te parabenizar pelo seu excelente trabalho, que você continue fazendo esse trabalho lindo!
ResponderExcluir